Pão caseiro da Júlia Child

Ando numa vibe de cada dia mais consumir produtos que eu faço em casa. O pão tem sido um desses alimentos. Em todo mês de janeiro só comi pães que eu mesma fiz. Consegui essa proeza graças a uma receita mega fácil da Júlia Child. Claro, é com fermento biológico. Eu ainda não me senti motivada e com coragem para ficar criando um Levain para fazer pães só para duas pessoas em casa. Mas achei essa receita uma mão na roda para quem quer começar a se aventurar na vida de padeira. O pão fica cascudinho por fora e super macio por dentro.

Segundo a autora, essa é uma massa básica para fazer pães branco, pão francês, pizzas e bisnaguinhas.

Ingredientes

  • 1 pacote de fermento biológico (cerca de uma colher de sopa)
  • 1/3 de xícara de água morna (eu sempre uso 1/2 xíc.)
  • 1 pitada de açucár (eu uso uma colher de sopa)
  • 1 xícara de água fria, mais um pouco se necessário (eu nunca preciso usar a xícára inteira)
  • 3 1/2 xícaras (450g) de trigo branca, mais um pouco se necessário (eu uso duas xícaras de farinha branca e 1 1/2 de farinha integral)
  • 1 colher de sopa de farinha de centeio ou integral (nunca usei porque já uso a farinha integral)
  • Uma colher de chá de sal
  • Uma gema de ovo

Para dar vida ao fermento, em uma tigela coloque 1/2 xícara de água de morna e uma colher de açúcar. Dilua o açúcar. Na sequência coloque o fermento e também dê uma diluída. Em cinco minutos eles deve começar a borbulhar, essa é a prova de que ele está vivo. Eu sempre deixo ele fermentando por uns 15 minutos.

A Júlia Child recomenda que se bata a massa no processador de alimentos. Mas eu não tenho um processador potente, então, vai no muque mesmo. Para dar uma renovada na farinha, eu sempre a passo por uma peneira. Misturo o sal e na sequência adiciono o fermento. Dou uma primeira misturada e, aos poucos, vou colocando a água e sovando até que a massa solte da mão. Assim que formar uma massa lisa e uniforme depois de uns 10 minutos de sova, deixe a massa descansar por uma hora ou até que dobre de tamanho.

Abra a massa e dobre como se fosse um envelope para que ela fique no tamanho de uma forma de bolo inglês. Unte co. Azeite ou manteiga e enfarinhe a forma antes de colocar a massa. Deixe-a descansar na forma por mais uma hora ou até dobre de tamanho. Assim que a massa crescer, pré aqueça o forno e separe uma gema de ovo. Bata a gema com um garfo e pincele sobre a massa. Coloque no forno e deixe assar por cerca de 40 minutos ou até que o pão esteja coradinho.

Assim que desenformar, deixe o pão secar numa grelha. Para aumentar sua durabilidade, depois de frio, corte em fatias e congele no congelador. Descongele as fatias em um forninho elétrico ou na frigideira quando for comer. O meu rende uma semana comendo duas fatias por manhã. 😉

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s